segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PORTAL CORPORATIVO SERPRO

Portal Corporativo SERPRO

1. Perfil da Empresa
Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda do governo brasileira. É a maior empresa de TI no Brasil, com 9.000 funcionários em 330 cidades.
Ela produz serviços em todos os níveis, para órgãos do governo, e de projetos complexos e missões críticas.

Um de seus projetos mais notáveis está o desenvolvimento e administração do Imposto de Renda do Brasil pela internet criado em 1996 sendo um sistema rápido e de grande eficiência e segurança.

2. Catalisador e Fatores Principais
O Portal Corporativo Serpro é uma estratégia abrangente da Gestão do Conhecimento, resultado de um bom planejado processo para revelar, impulsionar e criar Capital Intelectual. Essa estratégia inclui entre outras coisas, os seguintes itens:
• Mudança de cultura organizacional;
• Treinamento para as lideranças
• Criação da função de gestor de KM (knowledge Management)
• Mapear processos;
• Avaliação do Capital Intelectual;
• Estruturação de TI para GC

3. Objetivos da Criação do Portal
O Portal é uma abrangente agenda em Gestão do Conhecimento e espera-se alcançar alguns objetivos como:
√ Melhorar a comunicação da visão, estratégia do conhecimento e dos valores da empresa, assim como de seus colaboradores e troca de saberes/conhecimentos aos grupos;
√ Disponibilizar Informações e Conhecimento aos empregados;
√ Melhorar o Reuso do Conhecimento, ao ponto de a cultura já entendr o uso de novos projetos;
√ Promover a Colaboração entre todos da empresa, combinando informações disponíveis e gerando/inovando outras idéias.
√ Melhorar o Gerenciamento do Capital Humano através de melhor contratação, treinamentos, desenvolvimento de habilidades, entre outros;
√ Melhorar Relacionamentos (com o intercâmbio de informações de fornecedores, parceiros, clientes , assim como o aumento de satisfação e fluxo de informação)

4. Visão Geral do Início do Portal
♦ Iniciam-se, em 1997, discussões sobre Gestão do Conhecimento na Serpro;
♦ Em 1998, Inicia-se o desenvolvimento de uma estratégia da Gestão do Conhecimento;
♦ Em 1999, houve uma Internalização dos conceitos de GC e desenvolvimento de ferramentas em TI;
♦ A empresa investe fortemente em treinamentos, em 2000.
♦ Lançamento do Portal em 2001
♦ Mapeam-se 158 ramos de conhecimento e 1.280 assuntos
♦ Ajuda da microsoft na criação e tecnologias.

5. Aplicações do Portal
O Portal Serpro inclui aplicações integradas dos tipos : publicação, colaboração, auto-atendimento e EAD. Serve tanto para integrar dados, informação e pessoas como para sustentarem os processos de GC. Também automatiza atividades operacionais tais como: candidatar-se a uma vaga ou fazer arranjos para uma viagem.

6. Aplicações Integradas
Coligadas a rede, há coligações como:
• Pesquisa avançada;
• E-mail;
• Fóruns;
• Chats;
• Áreas de Comunidades;
• Gestão de Documentos;
• Busca de Biblioteca Física;
• Aplicações de RH.

7. Sistemas do Portal

7.1 Sistema Perfil
Permite aos empregados registrar seus conhecimentos e habilidades em um banco de dados de perfil e a partir disto, permite mapeamento do capital intelectual e sua gestão.

7.2 Base do Conhecimento
Repositório alimentado com documentos (em diversos formatos, imagens, vídeos, apresentações, etc) submetidos por todos que são publicados após aprovação.
Estas informações são indexadas na entrada, o que facilita posteriores buscas e reusos. Mediante um link específico na Home Page, o empregado pode facilmente verificar, revisar e atualizar os documentos submetidos por ele.

8. Mensuração de Resultados
Estão relacionadas com o mapeamento do conhecimento, ou seja, o sistema prevê relatórios de análise os quais facilitam a avaliação pelo RH de visões mais qualitativas como por exemplo: crescimento de base de conhecimento, participação, performance em T&D.

A preocupação da equipe de GC em desenvolver uma forma de mensuração adequada mostra que a empresa sentiu uma forte necessidade de criar, manter e medir o Capital Intelectual assim que é criado.

No ambiente da Serpro, conhecimento é normalmente criado durante o desenvolvimento de projetos para seus clientes.

9. Conclusão
As iniciativas da GC e do Portal Corporativo também geram benefícios importantes para os empregados e ajuda a melhor executarem seus trabalhos e encontrar oportunidades para o crescimento pessoal e profissional através de troca de conhecimentos e novos aprendizados.

Com o apoio de todos os níveis de estrutura, o Portal Corporativo assegura seu sucesso e também o de projetos que não serão mais vistos como tarefas isoladas.

A Serpro está usando o processo estratégico de mapeamento de conhecimento para avaliar o Capital Humano e o RH está aperfeiçoando o processo de definição dos pré-requisitos para contratações e planejamento de treinamentos mais estratégicos.

A GC aplicada ao Portal Corporativo refletem profunda transformação, interligando, digitalmente, informação e empregados, de grande importância para o sucesso da organização.


Referencias
Livro: Portais Corporativos

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