domingo, 22 de novembro de 2009

ARTIGO HOMU BLOGADUS

Muitas empresas utilizam blogs e intranets como ferramentas para evoluir e competir no mercado.

Em 2008, um especialista em gestão do conhecimento em ambiente web, Carlos Nepomuceno, fez uma palestra em uma petroquímica sobre colaboração de redes corporativas do conhecimento, citando o Capitalismo 2.0 e exaltando o uso corporativo de mídias sociais como blogs, wikis e redes de relacionamentos como o Orkut, vistas como ferramentas revolucionárias capazes de gerar competitividade na gestão do conhecimento.

Outro fato se deve a Charles Darwin que registrava em seu diário de bordo, suas anotações biológicas, geológicas e antropológicas, observadas durante sua viagem. Sua teoria da seleção natural reviu a evolução da vida no planeta.

Mas, como no darwinismo, surgem no capitalismo organizações que se mostram interessadas em evoluir para competir e já começam a orientar a gestão do conhecimento em organizações de ponta e do mundo.

Muitas empresas investem em inovação e estão colhendo os frutos dessas práticas colaborativas, com engajamento dos funcionários, fluência e agregação de valor as trocas de conhecimento e aumento de competitividade. Adotaram trocas de informação horizontal onde promovem a participação de todos os funcionários, substituindo as intranets por plataformas de gestão do conhecimento apoiadas em blogs e wikis.

FERRAMENTAS PARA UMA EMPRESA 2.0

Entenda os recursos que podem fazer de sua empresa uma rede colaborativa

1. WIKI

Software gratuito que permite a publicação de conteúdos (textos, vídeo, áudio, etc) via navegador web por qualquer inscrita.

2. BLOG

Site que permite sua criação e atualização rápida a partir de posts, artigos. Pode combinar textos com imagens, links para outros blogs e páginas da web. Leitores podem comentar sobre o conteúdo e interagir com os autores.

3. MICROBLOG

Blog minimilista. Oferece espaço limitado para post e publicação de textos, imagens e links. O mais popular é o Twitter. Ótima forma de compartilhamento de informações curtas.

4. WEB 2.0

É uma nova abordagem de utilização e desenvolvimento de compartilhamento e agregação de conteúdos.





Nenhum comentário: