segunda-feira, 16 de novembro de 2009

FAZENDO AS ESCOLHAS CERTAS

A superação de desafios tão importante quanto os mencionados e a criação e manutenção de uma infra-estrutura tão grandiosa e útil, dedicada a suportar os processos de gestão de conhecimento, levam tempo, requerem investimentos, capacitação, além de muito esforço e competência.

A tecnologia da Informação quando bem escolhida e adequadamente implantada pode, em maior grau, alavancar a produção do conhecimento, as trocas de experiências, a produção de insights que leva à inovação, facilitar a colaboração e pode ajudar muito na distribuição e na armazenagem de informação, na integração entre as pessoas, permitindo as trocas de conhecimento e a aprendizagem colaborativa.

Durante muito tempo a Tecnologia da informação nos ajudou a gerir os ativos tangíveis da empresa e nos tornamos bons nisso.

Tecnologias de Grande Impacto em Gestão do Conhecimento.

Intranet
Intranet é um sistema privativo de informação interno, utilizando para conectar funcionários á informações e serviços da empresa. Quando bem administrada do ponto de vista funcional e de conteúdo, a Intranet, além de quebrar e superar as barreiras da distância e do isolamento, atingindo e suprindo pessoas e departamentos antes ilhados, pode, também, romper barreiras da aprendizagem , da ignorância e de acesso e disseminação de informações.

As Intranets vêm ampliando não só o acesso à informação, mas a capacidade de comunicação empresarial. Freqüentemente, quando uma Intranet é implantada, ocorre com ela, um processo de integração interpessoal e interdepartamental e as pessoas passam a colaborar e compartilhar informações e aquilo que sabem.

Quando bem planejadas as Intranets podem modelar e influenciar a interação, a comunicação e a operação e até realinhar os processos produtivos em torno delas, elas exercem forte influencias na vida empresarial e podem encorajar as pessoas a aprender.

A Extranet, é outra opção bastante interessante, rica e muito semelhante tecnologicamente, também pode se tornar importante aliado da gestão do conhecimento, é uma versão da intranet que expande estrategicamente seu alcance e propósito para atender necessidade de negócios da empresa, demandas de aprendizagem, de comunicação, de integração, de disseminação de conhecimento e de interação entre a empresa e seus fornecedores, distribuidores, parceiros de negócios e cliente, suportando também estratégicas de relacionamento com Stakeholders.

LMS – Learning Management System
(Sistema de Gestão de Aprendizagem)

Os sistemas gerenciadores de aprendizagem (LMS) têm como objetivo principal prover programas de treinamento e conteúdo para a capacitação on-line e a distância, baseados na Web ou na própria Intranet da empresa, bem como monitorar e apoiar o progresso de aprendizagem e a evolução dos participantes.Normalmente eles viabilizam a prática de duas modalidades de e-learning.

A assíncrona e modelo que o aluno interage apenas com o conteúdo, tendo a sua disposição apenas ferramentas de comunicação como e-mail. Já no modelo síncrono, o aluno além de interagir com o conteúdo pode interagir em tempo real com seus professores e outros alunos, oferecendo a oportunidade para aprendizagem colaborativa e a troca de experiências, informações e conhecimento on-line.

CMS – Content Management System,
(Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)

Sistemas de gerenciamento de conteúdo são tipo de software que viabilizam a publicação descentralizada de conteúdo pelos funcionários da empresa e tronam mais simples o processo criação, organização, inclusão e disseminação de informações em web sites( Intranet, Internet ou Extranet), agilizando sensivelmente o processo de disponibilização de informações relevantes aos negócios e ao trabalho.

A descentralização de inclusão e da manutenção de conteúdos traz consigo um aumento sensível na produtividade, na qualidade das informações e na prontidão de respostas e entrega de conteúdos relevantes .è importante compreender que estes sistemas permitem que pessoas comuns, que não conhecem absolutamente nada de linguagem de programação HTML e que sabem sobre seus negócios e sobre a necessidade de informação de seu publico de relacionamento (stakeholders), consigam mais rapidamente oferecer informações importantes ao sucesso da empresa, através de suas Intranets, Extranets ou mesmo Internet. O CMS é uma ferramenta de grande impacto organizacional e nos negócios, dependendo sensivelmente da cultura e da estratégia organizacional o êxito destas experiência.

Grande parte das soluções encontradas no mercado dispões de recursos de wokflow e dispositivos para notificação que tornam possível o processo de revisão e aprovação dos conteúdos e a “convocação” dos colaboradores para a publicação das informações indicadas pelos funcionários.

Portais Corporativos

Os portais corporativos partem da premissa de que uma Intranet não pode atender plenamente todos os funcionários da empresa em suas diferentes necessidades. Eles costumam ser projetados de modo a respeitar as diversas peculiaridades e as diferentes necessidades de informação e de interação relacionadas a cada funcionário para o desempenho satisfatório de suas funções.

O portal corporativo é uma aplicação tipicamente web, desenvolvida para funcionar como interface única e personalizada do ambiente eletrônico de trabalho, provendo aos usuários conteúdo, informações, acesso aplicações, ferramentas de colaboração e conhecimento necessários à plena atuação, ampliando a qualidade dos relacionamentos com os stakeholders da empresa e a satisfação deles.

A grande vantagem da tecnologia de portal é permitir integrar diferentes fontes de informação de diferentes sistemas e aplicação TI, prover acesso em tempo real a todas estas fontes relevantes e apresentá-las de maneira visualmente organizada.

Além de apoiar a comunicação empresarial e a aprendizagem dinâmica, os portais corporativos suportam muitas das iniciativas de gestão do conhecimento baseadas em Tecnologia da Informação, alavancando a integração dos processo de negócios, colaboração, comunidades de pratica, e-learning, CRM, disseminação de melhores práticas, espaços virtuais de trabalho, relacionamento com os stakeholders, inteligência competitiva, repositório de documentos, grupos de discussão, web conference, instant messaging e muito mais, transformando-se também em um\ poderosa vitrine de acesso ao conhecimento.

Focados essencialmente nas pessoas e dedicados a servi-las na empresa ou fora dela, atento as suas necessidades e, conseqüentemente, dos negócios, o desenvolvimento de portais corporativos com tantos desafios é uma escolha acertada da empresa do conhecimento.

Internet – Uma vitrine do conhecimento empresarial
A internet, o maior repositório “vivo” de informações disponíveis a “todas” as pessoas deste planeta, é também um poderoso instrumento para disseminação de conhecimento, colaboração, comunicação e iteratividade.

A Web, um poderoso veiculo de Markenting, continuará evoluindo e crescendo funcionalmente, consolidando – se também como importante instrumento para educação, atendimento e relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores, potencias compradores e como importante meio para fazer negócios, divertir, aprender e uma infinidade de outras coisas úteis, ainda inexploradas.

No contexto da gestão do conhecimentos sites da maioria das empresas deveriam sofrer mudanças e evoluir na mesma proporção do amadurecimento de seu programa, sendo totalmente redesenhados em três aspectos principais:

1- Apoiar as estratégias, praticas e iniciativas de gestão do conhecimento ( integração, colaboração, aprendizagem, serviços, aplicações)

2- Suprir as demandas internas de conhecimento através de aprendizagens interna e externa.

3- Efetivar a oferta e a entrega de conhecimentos ao meio externo, aproximando aquilo que a empresa sabe e quilo que seus cliente e mercados precisam saber a respeito da companhia, produtos e serviços.

A idéia é que as práticas de gestão do conhecimento gerem reflexos no sites institucionais e que as empresas passem a utilizar a internet e os recursos da Tecnologia da Informação para estabelecer relações de cooperação e de aprendizagem intensiva, garantindo que o site seja moldado em sincronia com o processo de evolução do programa de gestão do conhecimento.

Em relação à revolução do relacionamento pela internet, há ainda que se chamar a atenção para outros desafios como a experiência oferecida de valor e obtenção de atenção e fidelidade.

O site torna-se, um forte aliado dos propósitos de gestão do conhecimento, uma importante alavanca do saber e das maneiras de entregá-los e , ao mesmo tempo, um poderoso instrumento destinado a facilitar a vida da empresa, colaborando efetivamente com aumento da produtividade, inovação, aprendizagem, otimização dos processos, redução dos custos, geração de economias, provendo clientes, parceiros, investidores, talentos, potenciais compradores e fornecedores com experiência de valor e conquistando deles a admiração e a atenção tão desejadas.

Deste modo, é interessante que a empresa preocupada com a gestão do conhecimento passe a olhar de maneira diferente para seu web site, procurando repensá-lo em função dos processos de valor, evitando organizá-lo ou refletir nele informações e serviços de acordo com sua estrutura hierárquica ou departamental.

Outras Tecnologias
Tecnologias mais maduras e, portando , mais conhecidas do publico em geral embora não comentadas e continuam ainda desempenhado forte papel e importância organizacional entre os vários exemplos estão as tecnologias de email, gropware, busca e classificação de informação, business intelligence,CRM, call center, entre outras.

Soluções e Ferramentas para Gestão do Conhecimento.

As ferramentas e soluções de gestão do conhecimento são as que com alta performance conseguem apoiar os processos de troca, captura, intercâmbio, gestão e compartilhamento do conhecimentos acima de tudo, facilitam o aprendizado, permitem as trocas de experiência, localizam peritos específicos e facilitam sua atuação, produzem insights, aumenta a produção e a capacidade intelectual das pessoas, viabilizam os processos de embalagem, transferência, comercialização e entrega de conhecimento aos clientes , viabilizam o registro e armazenamento das experiências que deram certo ou errado, apóiam e facilitam o trabalho em grupo, a colaboração a resolução de problemas, possibilitam o registro e a reutilização de conhecimentos explícitos, permitem a localização de conhecimento tácito, possibilitam a representação, a recuperação e acesso a grandes a grandes volumes de conhecimento e informação.

Normalmente se consegue sucesso na escolhas de ferramentas e soluções para a gestão do conhecimento, entendendo e sabendo o que se tem, onde está onde se pretende chegar, o tipo de problema que se pretende resolver e o tipo de resultado que se pretende obter. Contudo, você há de concordar comigo: Quando se sabe tudo isso, o sucesso é garantido em quase todos os desafios e áreas das nossas vidas.

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